| paint as comment with Blog as tag // as comment O as class // O Blog
Poesia & Programação. Nosso manifesto!
06 de junho às 00:00

Tecnologia & Planos

Aposto que tem muita gente curiosa para saber como tudo isso funciona: o site, o blog... as cores! Vou tentar responder a estas perguntas, se eu deixar alguma dúvida, vai no twitter e pergunta lá!

Poetry.js

poetry.js é uma pequena biblioteca escrita em Javascript que permite adicionar cores com facilidade a páginas web.

Tudo começou quando Soraya procurou alguma solução que permitisse um pouco mais de liberdade na hora de colorir suas Poesias Compiladas, que suportasse caracteres acentuados e que produzisse um resultado de qualidade. Não parecia haver nada parecido disponível.

Nós procuramos criar algo que permitisse um pouco mais de liberdade artística, e daí surgiu a biblioteca & linguagem poetry.js!

O Site

Quando Soraya me falou da ideia de colocar um site no ar contendo todas as ideias das Poesias Compiladas, fui contagiado de imediato! Afinal, para quem gosta de poesia e código, nada soa melhor que isso.

Gostamos de trabalhar diretamente com HTML e CSS e portanto comecei a experimentar com algumas ideias de imediato. Apliquei um pouco de cores e gostei do resultado.

Acredito que o tempo entre Soraya aprovar o layout e o site entrar no ar foi menos de quatro horas! A paixão por passar a ideia adiante quebrou barreiras e aqui estamos nós!

O Blog

Queríamos algo simples para este blog, algo que passasse a ideia de feito sob medida, que inspirasse! Descartamos rapidamente as soluções de blogging dinâmico e partimos para as estáticas.

Ao final, escolhemos uma solução própria, escrita totalmente em C++, o bake. E se você está lendo este post, quer dizer que funciona!

Com o bake escrevemos nossos posts em markdown, e a partir disso todo o HTML é gerado previamente, reduzindo o processamento do servidor ao enviar os arquivos para vocês!

Futuro

Muito mais ainda está por vir! Um screenshot vindo do futuro para dar água na boca:

Poetando

Escrevendo poesia compilada no navegador!

Voltar para a página principal do blog.