| paint as comment with Blog as tag // as comment O as class // O Blog
Poesia & Programação. Nosso manifesto!
27 de junho às 01:10

EUAlização

Ontem, no dia 26 de junho de 2015, o casamento gay foi declarado legal! E devido a essa declaração sem precedentes, uma onda de avatares coloridos surgiu nas redes sociais, juntamente com fervorosos comentários comemorando a vitória.

O fato ocorreu na Suprema Corte dos EUA, onde uma votação que terminou em 5x4 determinou a liberdade no sexo do casamento. É uma vitória não apenas para algumas espero-que-apenas-hoje-minorias envolvidas diretamente, mas para todos os humanos, pois é uma vitória para a igualdade entre os indivíduos.

Seria um cenário perfeito, se não fosse por um detalhe (cujo argumento tem alguns problemas). Em 2013, o casamento gay foi legalizado no Brasil. E quando isso ocorreu, numa realidade muito mais próxima de nós que a dos EUA, não houve uma manifestação tão grande.

Não vimos mudança de avatares. Não vimos uma enxurrada de posts sobre o assunto invadindo nossas timelines. Não foi um evento importante.

Será que o centro do nosso mundo não está sob nossos próprios pés? Talvez não, e de fato é isso o que parece acontecer quando observamos esses pequenos fatos (não apenas este em específico, mas muitos outros).

Mas... Qual seria o problema? Talvez não seja tão mal observarmos o mundo sob os olhos de outros... Agirmos sob os olhos de outros... Poderia não haver nenhum problema se não fosse o simples fato que vivemos em uma realidade um pouco diferente.

Isso deveria nos preocupar pois quando vamos falar mal, a primeira realidade que vem a mente é a nossa, não a dos EUA, por exemplo. Por isso, devemos (além de comemorar vitórias como essas) começar também a entender que não só de EUA se vive no Brasil.

Isso dito, é claro que não podemos esquecer que hoje será sempre um dia importante para a humanidade!

| paint as normal with Viva as red o as orange casa as yellow mento as green gay as blue ! as cyan
Viva o casamento gay!

Problemas com a argumentação

  1. talvez se o uso das redes sociais fosse mais difundido em 2013...
  2. talvez as pessoas tenham mudado, e se 2013 fosse 2015...
  3. talvez o governo dos EUA se preocupe mais em divulgar decisões...
  4. talvez a imprensa brasileira estivesse preocupada com outros acontecimentos mais importantes...
  5. talvez...

Quer discutir mais o assunto? Deseja adicionar algum fato? Contra-argumentar? Comente!

Voltar para a página principal do blog.